quarta-feira, 14 de maio de 2008

Primeiramente, vamos voltar a questão do ciberespaço ou espaço virtual. Todos sabemos que é muito comum nos dias de hoje a educação à distância, e que esta vem crescendo cada vez mais em parceria com as novas tecnologias, pois se não fosse o desenvolvimento tecnológico rápido e avançado ainda estaríamos certamente presos a uma educação limitada à escola-professor-aluno, sem qualquer perspectiva de mudança ou novas possibilidades de estudarmos em boas instituições de ensino sem precisarmos sair de nossa cidade ou estado.
Na minha concepção, o professor de artes deve acima de tudo manter-se sempre bem informado e instruído sobre as novidades do mundo virtual, pois é através dele que este saberá como ensinar corretamente aos seus alunos novos aspectos e conceitos de arte. Outro fator importante é o da constante "reciclagem" por parte dos professores em relação as técnicas e habilidades educacionais em sala, já que é perceptível a demanda de lecionantes sem qualquer preparo para dar aulas de artes no quadro da educação brasileira.
Precisamos, enquanto professores, tentar levar para sala inovações que chamem a atenção dos alunos para a matéria artística e assim mostrá-los que arte não é apenas quadros, desenhos ou esculturas, mas sim tudo aquilo que podemos achar significado artístico como, por exemplo, a criação de layouts ou mesmo desenhos gráficos que encontramos na internet hoje em dia.
É muito importante também que ensinemos os alunos a manusear o computador e a aprenderem a criar através do ciberespaço, isso logicamente quando a escola possui suporte para isso, e se possível levá-los a lugares antes desconhecidos pelos mesmos através do simples toque do mouse

Nenhum comentário: